Enecos Pará
Este ano, o coletivo Enecos Pará, formado por estudantes de comunicação da UFPA, Unama e Estácio Fap, decidiu assumir a tarefa de organizar o 39º Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação (ENECOM), após a participação no 38° Enecom, realizado em Juiz de Fora, Minas Gerais. Para a temática do Enecom 2018 decidiu-se por “Comunicação, Negritude e Povos da Amazônia”.
Tendo como referência o Enecom Pará 2011, o coletivo pensou que esta seria uma excelente oportunidade para se discutir com os demais estudantes do Brasil a visão que se tem a respeito da Amazônia; assim como os graves problemas sociais enfrentados pela população amazônida, agravados pelos últimos acontecimentos, e as suas especifidades diante das identidades construídas nessa região ao longo da história. A partir disso, a ideia da temática visa também discutir o papel da Comunicação diante destes problemas sociais que, de alguma forma, também são encontrados em todo o Brasil, mas na Região Norte se tem impactos mais significativos em alguns aspectos.
“Comunicação, Negritude e Povos da Amazônia” é um tema que tem por objetivo levantar questionamentos sobre o papel da Comunicação com relação às questões étnico-raciais e as identidades dos povos da região norte, e suas especicidades de acordo com a territorialidade; observando como a Comunicação privilegia determinado grupo social e como mantém outros grupos em situação de subalternidade, e o quanto essa relação promíscua entre mídia e poder é potencializada na Amazônia. Ao mesmo tempo, os debates pretendidos também se relacionam fortemente com o contexto nacional.
Abaixo, segue o vídeo do nosso anúncio de sede, editado pelo pessoal de Sergipe da DACS UFS.